quarta-feira, 29 de junho de 2011

PRIMEIRO CASAMENTO CIVIL HOMOSSEXUAL

Foi em São Paulo, que maravilha!

Esse é um passo muito importante para o país preconceituoso em que vivemos. Embora ainda sejamos alvo de muitos olhares, comentários e ofensas, não podemos abrir mão de sermos também cidadãos e membros da sociedade. Esse é um direito importante, temos que nos apropriar dele para conquistar mais espaço ainda.

Eu tenho esperança sim que a sociedade brasileira ainda vai evoluir muito nos próximos anos.
Cada vez mais veremos notícias felizes como essas. Vamos todo mundo casar? rs

Primeiro casamento civil homossexual é realizado no interior paulista
Fonte: O Globo

SOBRE A PARADA GAY

E a hipocrisia continua.....

terça-feira, 28 de junho de 2011

UM DIA

Não sei o autor, Tatiana que me passou por e-mail e eu gostei. Todos relacionamentos poderiam ser assim, simples e únicos. O meu é.

"Uma relação tem que servir para você se sentir 100% à vontade com outra pessoa, à vontade para concordar com ela e discordar dela, para ter sexo sem não me toques ou para cair no sono logo após o jantar, pregado. Uma relação tem que servir para você ter com quem ir ao cinema de mãos dadas, para ter alguém que instale o som novo enquanto você prepara uma omelete, para ter alguém com quem viajar para um país distante, para ter alguém com quem ficar em silêncio sem que nenhum dos dois se incomode com isso. Uma relação tem que servir para, às vezes, estimular você a se produzir, e, quase sempre, estimular você a ser do jeito que é, de cara lavada e ,bonita a seu modo. Uma relação tem que servir para um e outro se sentirem amparados nas suas inquietações, para ensinar a confiar, a respeitar as diferenças que há entre as pessoas, e deve servir para fazer os dois se divertirem demais, mesmo em casa e, principalmente em casa. Uma relação tem que servir para cobrir as despesas um do outro num momento de aperto, e cobrir as dores um do outro num momento de melancolia e cobrirem o corpo um do outro quando o cobertor cair. Uma relação tem que servir para um acompanhar o outro ao médico, para um perdoar as fraquezas do outro, para um abrir a garrafa de vinho e para o outro abrir o jogo, e para os dois se abrirem para o mundo, cientes de que o mundo não se resume aos dois, mas que eles devem ser companheiros em todos os momentos."

segunda-feira, 27 de junho de 2011

PASSEIOS PELO RIO - 2

Namorar alguém de outro estado me fez olhar um pouco mais para o meu estado, especialmente para a cidade onde moro. É porque, como já disse aqui anteriormente, nós que vivemos diariamente aqui no Rio de Janeiro não aproveitamos o que o Rio tem de bom. Quando temos a aportunidade de apresentar a cidade para alguém de fora é que aproveitamos.

E esse sábado eu e meus amigos também aproveitamos para passear na Quinta da Boa Vista.
Na verdade íamos no Zoológico também mas, pelo horário que chegamos, decidimos passear somente pelo Parque e fazer picnic.

Para quem não sabe da história, a Quinta da Boa Vista localiza-se no bairro de São Cristovão, no Rio e constitui atualmente um parque público de grande valor histórico. Nas dependências da Quinta localizam-se o Jardim Zoológico do Rio de Janeiro e o Museu Nacional do Brasil, instalado no local do antigo Paço de São Cristóvão. O edifício é um palácio em estilo neoclássico, que foi utilizado no século XIX como residência pela Família Imperial Brasileira.

O Parque é muito grande, um ótimo espaço verde para conversar, levar crianças, andar de bicicleta, fazer picnic, ler... No parque também tem pedalinhos e caiaques.

O Museu Nacional está aberto para visitação de terça a domingo, de 10hs às 16hs e o valor da entrada são R$6,00. O Zoológico está aberto para visitação também de terça a domingo, das 09hs às 16hs30min e o ingresso são R$6,00 também.



Fonte:

segunda-feira, 20 de junho de 2011

35 DICAS SIMPLES CONTRA O DESPERDÍCIO

Eu gosto do site do Planeta Sutentável porque, além de notícias e artigos bem interessantes, eu posso aprender mais com as dicas de hábitos sustentáveis.
Atitudes simples que qualquer poessoa pode adotar é possível otimizar os recursos, economizar nas contas e ajudar o planeta.

EM CASA



1. Tome um banho dois minutos mais curto. Sem sentir diferença, você economiza 20 litros de água por chuveirada.
2. Evite preaquecer o forno por mais de 10 minutos. Se for assar ou grelhar durante cerca de uma hora, aliás, nem precisa preaquecer.
3. Guarde sobras de alimentos em potes de vidro, mais duráveis que os de plástico.
4. Tenha um filtro de água - a qualidade é tão confiável quanto nas versões engarrafadas.
5. Feche as cortinas quando o dia estiver muito quente ou frio e economize no ventilador ou aquecedor.
6. Tire os eletrônicos da tomada quando não estiver usando. A dica vale também para o carregador do celular.
7. Compre pilhas recarregáveis: uma unidade recarregável vale por mil alcalinas.
8. Escolha a internet mais rápida sempre que possível. Assim, você gasta menos tempo (e energia) para carregar um site.
9. Use as sacolas de pão e embalagens de outros alimentos para colocar nos cestos de lixo.
10. Reaproveite a água que sai da máquina de lavar. Ela já vem ensaboada e é ótima para esfregar a cozinha ou os banheiros.

NO TRABALHO OU NA ESCOLA


11. Em vez de comprar livros novos, opte pelos usados, vendidos em sebos como o Estante Virtual. Ou empreste das amigas.
12. Incentive seu filho a frequentar a biblioteca do bairro.
13. Prefira papel reciclado ao branquinho - aproveite que ele está na moda e tem cores variadas!
14. Ao imprimir, use sempre os dois lados da folha.
15. Faça bloquinhos de anotações com as folhas utilizadas de um lado só. Basta cortá-las em quatro e grampear na parte superior.
16. Reutilize papéis de correspondência, panfletos e impressos. Os coloridos podem compor um mosaico e virar capa de agenda, de caderno ou de caixinha porta-trecos.
17. Não jogue fora clipes, pastas e envelopes. Uma hora eles serão úteis.
18. Antes de ir embora, desligue o filtro de linha da tomada. Trata-se daquela régua com várias saídas de energia, onde os cabos do computador geralmente estão conectados.
19. Leve de casa uma caneca de cerâmica e poupe os copos descartáveis para beber água ou tomar um cafezinho.


NO LAZER


20. Não peça a segunda via do comprovante de compras com cartão. Para a maioria das pessoas, esse papelzinho não tem utilidade: sai da bolsa direto para a lata de lixo mais próxima.
21. No cinema, escolha uma pipoca grande e divida com amigos e filhos, em vez de comprar várias pequenas. Além de pagar mais barato, você poupa embalagens.
22. Utilize guardanapos de papel com consciência. Você não precisa pegar uma pilha, só porque eles são gratuitos, se usará apenas dois ou três, certo?
23. Evite pratos e talheres plásticos. Eles geram ainda mais lixo e não competem com os de inox, que qualquer um tem em casa.
24. Vai dar uma festa? Que tal enviar os convites pela internet? Você economiza papel e correio. Ou o passe de ônibus. Ou alguns litros de combustível. E não faltam recursos para deixar seu convite um arraso!
25. Troque CDs, livros e DVDs com amigos e familiares. Também vale se divertir na locadora ou na biblioteca, enquanto seu filho faz o trabalho de escola.
26. Doe publicações didáticas para instituições educacionais e colabore para a melhoria do ensino!


NA VIAGEM


27. Tire todos os aparelhos da tomada antes de sair de viagem! Se puder, suspenda também a entrega de jornais e correspondência.
28. Ao viajar em grupo, prefira ir de ônibus ou divida a gasolina do carro. Quanto mais gente dentro do mesmo veículo, menos poluição.
29. Compre passagens pela internet. Além de aproveitar as promoções, você evita a impressão em papéis difíceis de reciclar.
30. Deixe a bagagem o mais leve possível. Coloque na mala apenas o necessário e repita roupas e calçados. Carro pesado gasta mais combustível.
31. Aproveite a baixa temporada. Nela, os passeios costumam custar mais barato e dificilmente tem fila.
32. Consulte mapas na internet em vez de comprar ou imprimir.
33. Use garrafas térmicas ou de academia e encha sempre que encontrar um bebedor.
34. Repita toalhas e roupas de cama enquanto estiver no hotel. Trocá-las todos os dias pode até parecer "chique", mas não passa de desperdício.
35. Procure andar a pé ou de bicicleta pela cidade: é um jeito melhor e muito mais ecológico de conhecer lugares novos!

domingo, 19 de junho de 2011

O PRINCIPEZINHO

"O trigo para mim não vale nada. os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste! Mas tu tens cabelos dourados. Então será maravilhoso quando tiveres me cativado. O trigo que é dourado, fará com que eu me lembre de ti. E eu amarei o barulho do vento no trigo..."



sábado, 18 de junho de 2011

EU COM ELA ?!

Mesmo quando eu não estou com ela,
eu estou com ela
porque meus pensamentos não páram
e meu coração é muito maior.

Quando não estou com ela,
eu gosto justamente é de estar com ela
nas coisas que eu olho e vejo
um pedacinho ou algo que a lembre.

E quando eu estou com ela,
ah, aí eu não estou com ela,
eu estou nela,
porque juntas somos um só amor,
juntas somos uma só, ela em mim
e eu nela.



sexta-feira, 17 de junho de 2011

MÚSICA DA VEZ



"E no meio de tanta gente eu encontrei você

Entre tanta gente chata sem nenhuma graça,
Você veio 
E eu que pensava que não ia me apaixonar
Nunca mais na vida..."

terça-feira, 14 de junho de 2011

DIA MUNDIAL DA DOAÇÃO DE SANGUE

Dia 14 de junho é o Dia Mundial da Doação de Sangue.

Essa data foi criada com o objetivo de incentivar a doação de sangue e assim ajudar as pessoas que precisam.

A maioria das situações complexas em medicina, como cirurgias de grande porte e acidentes atendidos no pronto-socorro, ainda dependem muito de transfusão de sangue.

A doação simples leva cerca de quinze minutos, e pode ser feita pelo homem a cada 60 dias. A mulher, por causa das perdas naturais, pode doar sangue a cada 90 dias.

Quem se candidata à doação de sangue no, normalmente, preenche um formulário e passa por uma entrevista confidencial, uma avaliação clínica e exames sorológicos. Não é necessário jejum. São coletados cerca de 450 ml de sangue em uma bolsa estéril e descartável. O doador acompanha tudo passo a passo, para se sentir mais seguro. Depois é aconselhável que o doador tome muito líquido e alimenta-se bem.

Quem pode e quem não pode doar sangue

Condições para a doação de sangue

- Ter entre 18 e 65 anos.
- Pesar 50 quilos ou mais.
- Não estar em jejum (só após o almoço é preciso um intervalo de quatro horas).

Você não pode doar sangue se...
- doou sangue há menos de 60 dias (homens) ou 90 dias (mulheres).
- recebeu sangue ou plasma há menos de cinco anos.
- está grávida ou amamentando (esperar três meses após o parto para fazer doação).
- está em estado gripal intenso ou teve febre nos últimos sete dias.
- sofreu extração dentária há menos de sete dias.
- fez tatuagem há menos de um ano.
- fez acupuntura há menos de três dias.
- faz uso excessivo de bebida alcoólica ou ingeriu álcool nas últimas 12 horas.
- é portador de diabetes ou de hipertensão arterial sem acompanhamento médico.
- fez uso prolongado de medicamentos como antidepressivos, anti-hipertensivos, antiinflamatórios, antibióticos e outros.
- fez cirurgia de grande porte há menos de seis meses.
- realizou qualquer procedimento endoscópico há menos de três meses
- já contraiu doença de chagas, sífilis, Aids, malária, hepatite ou tuberculose.
- é frequentador de ambientes promíscuos ou tem múltiplos parceiros.
- é parceiro de paciente que recebeu transfusão.
- é usuário de drogas

OS FEIJÕES E O PROBLEMA

Reza a lenda que um monge, próximo de se aposentar, precisava encontrar um sucessor.

Entre seus discípulos, dois já haviam dado mostras de que eram os mais aptos, mas apenas um o poderia.

Para sanar as dúvidas, o mestre lançou um desafio, para por a sabedoria dos dois à prova: ambos receberiam alguns grãos de feijão, que deveriam colocar dentro dos sapatos, para então empreender a subida de uma grande montanha.

Dia e hora marcado, começa a prova.

Nos primeiros quilômetros, um dos discípulos começou a mancar.

No meio da subida, parou e tirou os sapatos.

As bolhas em seus pés já sangravam, causando imensa dor.

Ficou para trás, observando seu oponente sumir de vista.

Prova encerrada, todos de volta ao pé da montanha, para ouvir do monge o óbvio anúncio.

Após o festejo, o derrotado aproxima-se e pergunta como é que ele havia conseguido subir e descer com os feijões nos sapatos:

- Antes de colocá-los no sapato, eu os cozinhei.

Carregando feijões, ou problemas, há sempre um jeito mais fácil de levar a vida.

Problemas são inevitáveis. Já a duração do sofrimento, é você quem determina.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

O SANTO ANTÔNIO E O DIA DOS NAMORADOS

Não sou católica nem tenho uma crença elevada em santos, mas esse especificamente precisa ser lembrado.
É o Santo Antônio de Lisboa, mais conhecido no Brasil como Santo Antônio ou o Santo Casamenteiro.

Fernando Bulhões, verdadeiro nome de Santo Antônio, nasceu em Lisboa, Portugal, em 15 de Agosto de 1195. Santo Antonio, que era frade franciscano ajudava sempre os pobres e todos os dias distribuia alimento aos que passavam fome. É por isso que em vários lugares existe o costume de seus devotos distribuirem alimentos e pães para ajudar os mais carentes. No dia da festa do santo acontece também a distribuição dos pãezinhos em muitos lugares.

Santo Antonio é um dos santos mais populares do Brasil. Conta a lenda que certo dia ele ajudou uma pobre moça a se casar. Ela não tinha dinheiro para apresentar como dote, a fim de que pudesse se casar. Então, Santo Antonio disse-lhe que tivesse fé e logo surgiram, milagrosamente, moedas de ouro e a moça realizou o seu sonho. Ganhou a fama de santo casamenteiro também devido às suas pregações a respeito da importância da união familiar.

Seu dia é comemorado em 13 de junho e em diversas cidades seus devotos fazem festas, missas, homenagens e promessas, muitas dessas promessas são esperanças de se arranjar um bom casamento.

No Brasil, o dia dos namorados é comemorado no dia 12 de junho por ser véspera do 13 de junho, Dia de Santo Antônio, o casamenteiro. A data do dia dos namorados foi criada pelo comércio paulista e depois assumida por todo o comércio brasileiro.

Coincidências nessa história ou não, acho que a influência do dia de Santo Antonio é positiva, pelo menos para mim está sendo. É o dia dos namorados, criado pelo comércio paulista, na véspera de Santo Antônio.

É isso aí, tudo a ver! ;-)

terça-feira, 7 de junho de 2011

FILME DA VEZ

Homens e Deuses - Um misto de diferenças culturais, diferenças sociais, religião, espiritualidade e terrorismo. As barreiras impostas pela religião não impedem que os homens exerçam a sua espiritualidade, o amor ao próximo e a compaixão. Uma história real, bonita e triste ao mesmo tempo, mas que nos ensina e nos faz pensar. Gostei muito.

www.adorocinema.com/filmes/homens-e-deuses



PASSEIOS PELO RIO

Esse final de semana fiz um passeio pelo Rio, gostoso demais, que vale a pena registrar. Foi passeio de turista. Levei uma paulista prá lá de especial para conhecer um pouco mais dessa cidade maravilhosa. Nós que moramos aqui no Rio muitas vezes não aproveitamos o que a nossa cidade tem.


O roteiro foi o seguinte:

- Ferinha da Rua do Lavradio - Todo primeiro sábado do mês a Rua do Lavradio, na Lapa, é cenário para uma série de produtos que ficam expostos ao longo da rua. São artigos de decoração, velharias, móveis antigos, artesanatos, bijuterias, entre outros. Muitas coisas legais para se ver e comprar.

- Catedral Metropolitana (Catedral de São Sebastião) - A arquitetura diferente chama a atenção e se destaca na Lapa de prédios antigos e modernos. A catedral é bem maior por dentro do que se pode perceber do lado de fora. Por dentro consegue-se ver os 4 vitrais que compõe as paredes da catedral. O formato da catedral lembra aquele chapéu que os bispos usam.

- Bondinho de Sta Tereza - Um passeio super tradicional que nos remete ao modo de vida das pessoas antigamente. A estação de onde parte o bondinho fica na Rua Lélio Gama, Centro do Rio, e dali o bonde passa por cima dos Arcos da Lapa e segue o passeio pelas ladeiras do bairro de Santa Tereza. A vista vai ficando cada vez melhor conforme o bonde vai subindo pelo bairro.

- Parque das Ruínas - Um antigo casarão no alto de Santa Tereza, que já foi palco de grandes festas da alta sociedade décadas atrás, hoje em ruínas, virou um centro de cultura e lazer. Lá tem um museu, um mirante e um espaço verde para descansar, ler ou tocar um violão. Para os admiradores do Rio ou amantes de fotografia, a vista de lá de cima é incrível.

- Rua Almirante Alexandrino - Para a hora do almoço é só escolher um dentre vários restaurantes da Rua. Nós nem precisamos andar muito e achamos o Restaurante Espírito Santa que tem um cardápio com temperos e comidas diferentes. Achei bem bom e bem bacana por dentro.

Dica dada!

domingo, 5 de junho de 2011

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972 marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Nessa mesma Conferência definiu-se meio ambiente como "o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas".

Celebrado anualmente desde então no dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente cataliza a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental. 

Os principais objetivos das comemorações desse dia são:
1. Mostrar o lado humano das questões ambientais; 
2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável; 
3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais; 
4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.



Neste ano, o tema do dia comemorativo é o serviço prestado pelas florestas pois 2011 é o Ano Internacional das Florestas. O site do programa da ONU para o Meio Ambiente (Pnuma) tem uma lista de atividades programadas em cada país para acontecer no dia de hoje.


Além das listadas, outras iniciativas acontecem em diversos locais. Em São Paulo acontece a Virada Sustentável, inspirada na Virada Cultural, traz mais de 300 atividades culturais e educativas ligadas à preservação do meio ambiente. O foco será nas brincadeiras e nos jogos para mostrar que atitudes do dia a dia podem influenciar no meio ambiente. Em Salvador, haverá missa e concerto para o meio ambiente. No Rio de Janeiro aconteceu o dia de início das ações do Projeto Limpa Brasil, com diversos voluntários trabalhando nas ruas recolhendo resíduos recicláveis, limpando as ruas e valorizando o trabalho dos catadores.
É um dia importante e um bom momento para refletirmos sobre o impacto de nossas ações no planeta, nossa responsabilidade em relação ao meio em que vivemos. Será que estamos ajudando mais a conservar ou a poluir?