domingo, 29 de abril de 2012

MÚSICA DA VEZ

Try With Me
Nicole Scherzinger

Now you said, leave your keys on the counter
And you said, call me back at eight
I don't care, that you left me there for hours
But you said, we had what it takes

Why does it feel like you're there
When you're already gone
Why does it feel like you care
When I know that you don't
Everybody needs a chance at love
That's all we need
If you wanna have a chance at us
Then try with me

Too proud for love, he tells me
Too hurt to give it one more shot
Don't draw me in, he wants me
But now it's too late to give up

So don't say
You'll leave your keys on the counter
And don't say
Call me back at eight

Why does it feel like you're there
When you're already gone
Why does it feel like you care
When I know that you don't
Everybody needs a chance at love
That's all we need
If you wanna have a chance at us
Then try with me

Don't say a word
If you know that it hurts
You know that it hurts
You know that it hurts

Don't say a word
If you know that it hurts
You know that it hurts
You know that it hurts

Why does it feel like he's there
When I know that he's gone
Why does it feel like he cares
When I know that he don't
Everybody needs a chance at love
That's all we need
If you wanna have a chance at us
Then try with me

Then try with me
Then try with me
Then try with me

Don't say a word
If you know that it hurts
You know that it hurts
You know that it hurts

Don't say a word
If you know that it hurts
You know that it hurts

You know that it hurts



SOBRE O AMOR

Estava chegando em casa agora há pouco e no taxi tocava uma música antiga da Marina que falava "eu sei que o amor é bom demais mas dói demais sentir".

A saudade, como eu "filosofei" no post anterior é a dor do amor, é um ônus ,pois o amor é o sentimento mais maravilhoso que existe. Mas dói.

Ao mesmo tempo que dói a ausência eu estou sentindo uma coisa bem gostosa aqui dentro, uma felicidade muito grande porque eu sei que ela está feliz, eu sei que ela está realizando o sonho e deve estar curtindo cada minuto. Isso me faz muito bem. Eu acho que quando o sentimento é sincero, é possível se maravilhar com as conquistas do ser amado. Não tenho como dizer se isso é o ideal ou o certo, mas eu sinto dessa forma. Eu me sinto plena como se fosse eu que estivesse lá vivendo um sonho também.

Porém, ao mesmo tempo, uma outra coisa acontece: as lágrimas não ficam no lugar. Eu tenho saudade e tenho um sentimento estranho de ausência. De repente eu me vi sozinha novamente. De repente eu não tinha mais ninguém para mandar uma simples mensagem de "oi, cheguei bem" ou então "boa noite, durma bem e tenha bons sonhos". O sentimento é como se tudo isso sumisse de um dia para o outro.

Um mês passa rápido, sim, passa. Eu espero que ela curta muito esse mês. Mas espero também que passe rápido para mim e que eu tenha muitas coisas para ocupar a cabeça, pois depois que um se torna dois, é difícil acostumar a ser um novamente.

terça-feira, 24 de abril de 2012

SOBRE SAUDADE

O que é a saudade senão a falta da presença? A ausência daquilo ou de quem já se teve?
E se é ausente hoje é porque não se tem mais? Porque quando se tem ainda, não está ausente, está presente, está em todo o meu ser, está no meu pensamento, no meu sentimento, faz parte da minha história.
Quando se está ausente, de fato, significa que não faz mais parte do meu pensamento, do meu sentimento e da minha história, está fora, ausente de tudo isso. Isso é saudade. Saudade é a ausência do que se teve, porque se você tem, no presente, não há como existir ausência no que se tem.
Se eu tenho, está presente, pronto.
Filosofias à parte, a saudade dói e não é possível explicá-la.
É possível filosofar e, racionalmente, perceber que é uma dor inútil, quando ainda se tem aquele que te faz falta em dado momento. Mas, emocionalmente, não acontece assim. Sentimos dor, choramos, nos desesperamos e perguntamos porque somos vítima daquela saudade. Saudade é um sentimento difícil de descrever e de sentir. É um sentimento que causa conflito entre o sentir e o pensar. Isso é saudade, o conflito, o saber que haverá o reencontro junto com o desespero da falta momentânea. Saudade é assim, um sentimento de quem ama, pois só sentimos saudade daquilo ou de quem amamos.
É um dos sentimentos agregados do amor.
Alguns dizem que é um ônus de amar e ser amado.
Alguns dizem que é um bônus do amar e ser amado, pois só sente saudade quando se ama. E, nesse caso, existe um sentimento maior e melhor que o amor?


quinta-feira, 19 de abril de 2012

FLORESCENDO

Quando a gente planta uma sementinha, nós queremos ter uma planta grande, forte e bonita. Ninguém planta uma semente esperando ter uma planta pequena, feia e fraca. Quando essa semente começa a brotar e começamos a ver as primeiras folhinhas, elas ainda são fracas e pequenas. Mas mesmo vendo as pequenas e fracas folhinhas crescendo, ficamos contente porque ela está crescendo. Não a repudiamos, pelo contrário, desejamos que  ela cresça mais e mais e fique grande, forte e bonita, porque temos em mente que aquela sementinha é na verdade uma planta forte, que está em desenvolvimento.

Assim como fazemos com a pequena sementinha deveríamos fazer com nós mesmo. Quando estamos tentando mudar um comportamento de que não gostamos muito, no início, nós erramos, ficamos ansiosos, não dá certo. Não é a planta grande, forte e bonita ainda, é o brotinho pequeno, feinho e fraco. Mas a diferença é que, com a gente, nosso comportamento é exatamente o contrário do que temos com a pequena semente. Nós repudiamos a nós mesmos, desistimos, achamos que não vai dar certo, não temos paciência. Não insistimos em cultivar aquele pequeno brotinho para que ele cresça e vire a planta grande, forte e bonita.Não conseguimos enxergar em nós uma planta grande, forte e bonita quando ela ainda é um brotinho.

Se toda vez que alguém plantasse uma sementinha, desistisse e a arrancasse do solo quando visse um brotinho pequeno, fraco e feinho, não teríamos florestas e árvores enormes.

Cada tipo de semente tem o seu tempo. Existem sementes que demoram cerca de 100 anos para se tornarem árvores grandes, fortes e bonitas. Tem sementes que rapidamente crescem e já começam a dar sombras e frutos, ainda jovens.

Acho que cada tentativa nossa de ser alguém melhor é como uma semente. Mas cada pessoa é de um jeito diferente e cada pessoa cuida da sua semente de uma forma diferente. O tempo que cada semente vai demorar a crescer e se tornar uma planta gande, forte e bonita, vai depender dessas duas coisas, vai depender de nós mesmos.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

CENTRO CULTURAL DOS CORREIOS

A vida não é fácil, e não é mesmo. Realmente eu acho que crio mais problemas do que existem mas, enfim, cada um com seu cada um e vamos vivendo e sobrevivendo.

Hoje resolvi aquietar minha mente e fui no Centro Cultural dos Correios, que há tempos não visitava. O local é pequeno mas sempre tem exposições interessantes. A arquitetura do prédio também é muito bonita e fica localizado bem na parte histórica do Centro do Rio. Quando visito, gosto utilizar as escadas ao invés do elevador. O elevador é belíssimo, daqueles antigos, mas para mim nada é mais agradável que ir passando degrau por degrau e ouvir o ranger da madeira antiga. Uma das sensações que gosto, afinal, como muito bem mostrado no filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, todos temos sensações que gostamos e desgostamos.

E nessa visita eu posso destacar duas exposições que achei bem bacanas.
Uma delas é "Olhares para o Céu: a evolução do pensamento até a conquista espacial", que eu achei muito interessante e rica em conhecimento. A exposição mostra a história do descobrimento espacial, e toda evolução que veio em função desse descobrimento e celebra o 51º aniversário da primeira viagem espacial feita pelo homem, o cosmonauta soviético Yuri Gagarin.




A outra exposição é "Poças Quânticas - Renato Santana" que é muito diferente. Achei divertido, bonito e criativo. A idéia surgiu a partir da observação do gotejamento das tintas que inspirou o artista a fazer várias criações.



Segue o link com a programação: CCC RJ Programação

MÚSICA DA VEZ

Shake It Out 
Florence And The Machine
   
"Regrets collect like old friends
Here to relive your darkest moments 
I can see no way, I can see no way 
And all of the ghouls come out to play 

And every demon wants his pound of flesh 
But I like to keep some things to myself 
I like to keep my issues strong 
It's always darkest before the dawn 

And I've been a fool and I've been blind 
I can never leave the past behind 
I can see no way, I can see no way 
I'm always dragging that horse around 

And our love's pastured such a mournful sound 
Tonight I'm gonna bury that horse in the ground 
So I like to keep my issues strong 
But it's always darkest before the dawn 

Shake it out, shake it out, shake it out, shake it out, ooh woaaah 
Shake it out, shake it out, shake it out, shake it out, ooh woaaaah 
And it's hard to dance with a devil on your back 
So shake him off, oh woah 

I am done with my graceless heart 
So tonight I'm gonna cut it out and then restart 
Cause I like to keep my issues strong 
It's always darkest before the dawn 

Shake it out, shake it out, shake it out, shake it out, ooh woaaah 
Shake it out, shake it out, shake it out, shake it out, ooh woaaah 
And it's hard to dance with a devil on your back 
So shake him off, oh woah 

And it's hard to dance with a devil on your back (Shake it off) 
And given half the chance would I take any of it back (Shake it off) 
It's a fine romance but it's left me so undone (Shake it off) 
 It's always darkest before the dawn 

And I'm damned if I do and I'm damned if I don't 
So here's to drinks in the dark at the end of my road 
And I'm ready to suffer and I'm ready to hope 
It's a shot in the dark and right at my throat 
Cause looking for heaven, for the devil in me 
Looking for heaven, for the devil in me 
Well what the hell I'm gonna let it happen to me 

Shake it out, shake it out, shake it out, shake it out, ooh woaaah 
Shake it out, shake it out, shake it out, shake it out, ooh woaaah 
And it's hard to dance with a devil on your back 
So shake him off, oh woah 

Shake it out, shake it out, shake it out, shake it out, ooh woaaah 
Shake it out, shake it out, shake it out, shake it out, ooh woaaah 
And it's hard to dance with a devil on your back 
So shake him off, oh woa"

sexta-feira, 13 de abril de 2012

ENTENDER AS PESSOAS - 2

E a saúde mental que vá para o espaço. É somente faça isso, faça aquilo. Tem que fazer, tem que se adaptar, tem que se adequar, tem que corresponder. Se o funcionário possui perfil? Não interessa. Se o funcionário está triste? Não interessa. Se existe burocracia demais? Não interessa. Se existe liderança? Não, existe chefia, agora obedeça.

Eu admiro empresas como a Google, pelo menos o que a gente lê aqui do lado de fora, que permitem que o funcionário trabalhe, por exemplo, de bermuda. Se o funcionário está bem, tudo está bem. É complicado trabalhar em uma empresa tradicional em que prevalece a chefia e os velhos hábitos. É complicado ter um pensamento de algo que poderia ser melhor e perceber que não há espaço para inovação ou autonomia, o espaço é para obedecer e atender às demandas que vem de cima.

Eu devo estar muito errada mesmo, isso tudo deve ser normal. Eu não vejo problema em muitas coisas simples, mas não, não pode, não deve. E quem inventou que a gestão de pessoas deve se preocupar com a saúde mental do funcionário? Balela.

Acho que o meu problema é que eu gosto de me relacionar com pessoas que tratem pessoas como pessoas e não como números. Está cada vez mais raro pessoas desse tipo.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

ENTENDER AS PESSOAS -1

Eu ando numa fase interessante de questionamentos. Estou começando a duvidar da capacidade humana para conviver em grupo, em sociedade, com leis e regras e respeito. Esse post leva o número "1" na frente porque ando escrevendo muito sobre isso e agora resolvi publicar tudo o que venho pensando. Tenho certeza de que outras publicações sobre esses pensamentos virão.

Esses dias eu ouvi meu Gerente Geral falando com outra funcionária que acha que para entrar na área de Gestão de Pessoas, todos deveriam ler Paulo Freire para aprender a se colocar no lugar do outro. Quase que eu perguntei: e vc leu por acaso? É disso que eu falo, o discurso diferente da ação, a fala é muito bonita e politicamente correta, as pessoas são hipócritas na medida que falam o que esperam que elas falem, mas na hora de agir, agem diferente. É disso que eu estou falando, falar uma coisa e fazer outra.

Hoje deram um jeito de arrumar vaga no estacionamento para o Superintendente. Mas e se um escriturário pedir será que vão arrumar? Não, não vão arrumar. E eu pergunto, qual a diferença entre em Superintendente e um escriturário? Eu não vejo nenhuma. Para mim são pessoas que trabalham na mesma empresa. Porque eu vejo alguns gerentes se levantarem para cumprimentar o Superintendente e fingir que não estão vendo o escriturário batendo no vidro, pedindo atenção? É isso que é Gestão de Pessoas? É isso que é cuidar das pessoas?

Eu vejo Gerentes darem uma atenção toda especial aos Analistas e sequer olham para as recepcionistas. É isso que é Gestão de Pessoas? Porque algumas pessoas possuem “benefícios” ou “privilégios” que outras pessoas não possuem? Qual a diferença? Não são todas pessoas?

Mais uma vez eu questiono e me coloco em dúvida: será que a errada sou eu? Será que o mundo é assim mesmo e eu estou inadequada? Eu não posso ter a pretensão de achar que eu estou certa, pode ser que eu esteja errada sim e que eu que não esteja me adaptando a tudo isso. Sinceramente, eu sinto nojo de algumas pessoas e cada dia isso está pior.

Ultimamente tem sido comum me pegar pensando em formas de dar o fora disso tudo. Dar o fora pode ser qualquer coisa que signifique não ter que lidar mais com isso. Pode ser que eu esteja fugindo de tentar entender isso tudo, sim, pode ser. 

Hoje eu pensei em vender meu apartamento e ir morar no mato, em uma cidadezinha do interior, longe de tudo. Pensei em aplicar o dinheiro e tentar consumir o mínimo possível. Pensei em plantar para me alimentar, pensei em me livrar do computador e dos telefones. Pensei em consumir o mínimo de energia elétrica, tomar banho de água fria, reaproveitar a água da chuva. Pensei em alguma forma de depender o menos possível das pessoas. Pensei em viver comigo mesma e com animais. Animais porque eles sim compreendem o que os homens não estão conseguindo compreender e talvez porque eu sinta como eles. Não sei, não estou entendendo as pessoas e sei que elas não me entendem também.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

TÁ TUDO ERRADO?


Porque quando você vê tantas coisas erradas à sua volta significa que a errada é você. Na verdade é porque você não se enquadrou no mundo ou não se adaptou ao que era preciso se adaptar. Talvez você não tenha entendido o que o mundo espera de você. Talvez roubar, jogar lixo nas ruas, matar animais, ser antiético, transgredir leis, mentir e um tanto de outras coisas, que eu acho que são erradas, sejam certas mesmo e eu que estou enxergando ao contrário.

Esse é um pensamento que eu tenho com certa frequência. O meu problema (ou não) é pensar demais e nesses pensamentos eu me pego me questionando sobre essas questões que envolvem viver em sociedade.

Uma vez, quando eu era criança, eu li que o desafio dos escorpianos no mundo era desvendar o ser humano. Anos depois, independente disso, eu resolvi estudar psicologia. Algum tempo depois, independente disso também, eu resolvi estudar e seguir a doutrina espírita kardecista. Às vezes eu acho que estou só piorando pois quanto mais eu estudo, e acho que estou me desenvolvendo, mais eu questiono coisas que não tenho como mudar.

Há uns dias atrás eu dei justamente o conselho: “não se preocupe com as coisas que você não pode mudar, se preocupe com o que está a seu alcance, isso é importante também”. Mas porque eu mesma não ajo dessa forma? Porque eu me aborreço tanto com as coisas erradas que eu vejo. Eu tenho vontade de reclamar para o mundo, tenho vontade de mostrar as coisas certas, tenho vontade de mudar a política e acabar com a corrupção. Eu tenho vontade de tanta coisa que nem sei.

É isso assim mesmo?

URUGUAI - COLONIA DEL SACRAMENTO

Colônia é um lugar cheio de histórias, parece que parou no tempo, parece que você está passeando pelas ruas em 1700!! A impressão que eu tive foi que ia esbarrar a qualquer instante naquelas velhinhas portuguesas com seus lenços nos cabelos. É incrível como aquela arquitetura se encontra tão bem preservada e como tem história e cultura guardada lá para todos verem.

Eu adorei aquela cidade. Tirei tantas fotos de lá que nem sei. Não é à toa que a cidade foi reconhecida como patrimônio da humanidade pela Unesco.

Sobre a história do lugar, Colônia tem origem na antiga cidade de Colônia do Santíssimo Sacramento, fundada há 332 anos, pelo império português.. Na época, Uruguai ainda era dominada pelos dois impérios: Portugal e Espanha, até acontecer de vez o domínio espanhol de Colônia. Apesar disso, conserva toda a arquitetura portuguesa daquela época. É um lugar lindíssimo que vale muito a pena conhecer.


sábado, 7 de abril de 2012

URUGUAI - PUNTA DEL ESTE

Enquanto Montevideo é uma cidade velha, Punta é uma cidade muito nova. Andando pela cidade eu só via prédios novos e maravilhosos, condomínios luxuosos e mais um monte de prédios em construção. E isso não foi somente uma impressão, Punta del Este está entre os dez balneários de luxo mais famosos do mundo!

A cidade é realmente muito bonita. Legal foi tirar foto e conhecer o Monumento al Ahogado, os cinco dedinhos enterrados nas areias da Praia Brava. A impressão é que tem um gigante deitado embaixo da areia. A mão é obra do artista chileno Mario Iarrázabal, feita em 1982. O nome é em referência a um afogamento. O artista se inspirou em fazer uma mão durante um afogamento para alerta aos banhistas, já que a Praia Brava é mais própria para a prática do surf.

A cidade ainda abriga a fábrica do doce de leite mais perfeito que há: Dulce de leche Lapataia.


quarta-feira, 4 de abril de 2012

URUGUAI - MONTEVIDEO

Bom, esse é o primeiro post da minha semana de férias no Uruguai. Fiquei uma semana em Montevideo, fiz um "bate e volta" para Colonia del Sacramento e outro "bate e volta" para Punta del Este, mas nesse momento vou escrever sobra a capital. Tenho muuuitas coisas para escrever mas vou tentar resumir as coisas que mais gostei de lá.

Eu fiquei hospedada no Hostel El Viajero Downtown e gostei muito de lá. O lugar é uma graça, a decoração mistura coisas modernas e divertidas com coisas velhas. Os atendentes são bastante atenciosos e costumam ter festinhas a partir de quinta-feira para interação dos hóspedes. O lugar também é muito bom, fica a duas quadras da Av. 18 de Julho, uma das principais e que tem ônibus para tudo quanto é lugar, além de ser perto da Cidade Velha, principal ponto turístico da cidade.

Montevideo é uma cidade velha e para quem curte arquitetura é um belíssimo lugar. Acho que a única coisa nova e super moderna é o Aeroporto de Carrasco, que é lindíssimo e já enche os olhos de quem chega. Eu destacaria a Praça da Independência e seus arredores na Cidade Velha. O Palácio Salvo também é uma outra maravilha para se conhecer e tirar fotos, do seu exterior porque infelizmente ainda não é permitido visitação. O legal da cidade é que se anda facilmente de ônibus, muitos pontos turísticos são de grátis, inclusive a subida até o mirante que fica no 22º andar da Prefeitura. Visitei facilmente muitos lugares, com a ajuda de um mapa e do bom acolhimento das pessoas. Lá no Uruguai tem muita gente que fala português e isso facilita nos momentos de desespero rs. Conheci o Jardim Botânico, Museu Blanes, Jardim Japonês, Roseiral, Parque Rodó, Cidade Velha e caminhei pelas Ramblas.

Comi muitoooooo dulce de leche Lapataia e alfajores Negro!!! Delícia! E é claro que não só comi essas guloseimas, morri de tanto comprar nas feirinhas e nos Shoppings Três Cruzes e Montevideo.

Montevideo é um lugar cheio de história. O legal é visitar e, sempre que possível, conversar com as pessoas. Eu fiz muito isso nas lojas e nos restaurantes que fui. Isso é bacana porque dessa forma você pode conhecer um pouco mais dos hábitos das pessoas, da cultura e da história da cidade. O Museu Blanes por exemplo é um lugar interessantíssimo que traz muita coisa da história Uruguaia e, conversando com os guias, pude compreender muito e me apaixonar pela história desse país vizinho.

Um fato interessante é a admiração pelo General Artigas, o herói nacional, responsável pela Independência do Uruguai. Existem praças, ruas, avenidas e estátuas com homenagens ao General. Os Uruguaios possuem muito orgulho de seu país, também é comum ver bandeiras nas frentes dos principais prédios e pontos turísticos, muito mais do que vemos aqui no Brasil por exemplo, o que eu acho uma pena para os brasileiros. Esse nacionalismo que eles tem é uma coisa muito bonita e que eles transmitem para quem os visita. O acolhimento aos turistas é muito bom, são bastante atenciosos, se preocupam se você realmente entendeu as informações. Foi uma viagem muito boa e que valeu muito a pena.




domingo, 1 de abril de 2012

UMA PAUSA PARA REFLEXÃO

Tenho mais coisas legais sobre as férias para escrever por aqui, nesse meu diário, mas é preciso uma pausa.
Isso é porque algumas coisas acontecem para você perceber quem são as pessoas que você tem ao seu lado sabe? Estou me referindo à pessoas que enquanto estão na sua frente, demonstram ser parceiras e amigas, fazem publicações no facebook e te marcam, essas coisas que a gente faz com as pessoas que a gente gosta. Por outro lado, enquanto não estão na sua frente, escondem as coisas e nem fazem questão da sua presença. Eu acho que o nome disso é falsidade e eu sinceramente não quero isso para minha vida não. Fico chateada por perceber que tem pessoas que são assim mas ao mesmo tempo fico grata por ter tido a oportunidade de enxergar a outra cara. É isso, as coisas acontecem para que a gente perceba e fique esperta.