Não sou católica nem tenho uma crença elevada em santos, mas esse especificamente precisa ser lembrado.
É o Santo Antônio de Lisboa, mais conhecido no Brasil como Santo Antônio ou o Santo Casamenteiro.
Fernando Bulhões, verdadeiro nome de Santo Antônio, nasceu em Lisboa, Portugal, em 15 de Agosto de 1195. Santo Antonio, que era frade franciscano ajudava sempre os pobres e todos os dias distribuia alimento aos que passavam fome. É por isso que em vários lugares existe o costume de seus devotos distribuirem alimentos e pães para ajudar os mais carentes. No dia da festa do santo acontece também a distribuição dos pãezinhos em muitos lugares.
Santo Antonio é um dos santos mais populares do Brasil. Conta a lenda que certo dia ele ajudou uma pobre moça a se casar. Ela não tinha dinheiro para apresentar como dote, a fim de que pudesse se casar. Então, Santo Antonio disse-lhe que tivesse fé e logo surgiram, milagrosamente, moedas de ouro e a moça realizou o seu sonho. Ganhou a fama de santo casamenteiro também devido às suas pregações a respeito da importância da união familiar.
Seu dia é comemorado em 13 de junho e em diversas cidades seus devotos fazem festas, missas, homenagens e promessas, muitas dessas promessas são esperanças de se arranjar um bom casamento.
No Brasil, o dia dos namorados é comemorado no dia 12 de junho por ser véspera do 13 de junho, Dia de Santo Antônio, o casamenteiro. A data do dia dos namorados foi criada pelo comércio paulista e depois assumida por todo o comércio brasileiro.
Coincidências nessa história ou não, acho que a influência do dia de Santo Antonio é positiva, pelo menos para mim está sendo. É o dia dos namorados, criado pelo comércio paulista, na véspera de Santo Antônio.
É isso aí, tudo a ver! ;-)
Nenhum comentário:
Postar um comentário