segunda-feira, 31 de maio de 2010

CENTRAL DO BRASIL - UM POUCO DE HISTÓRIA

Tantas pessoas passam por ali. Pessoas de tudo quanto é tipo, pobres, ricas, negras, pardas, homens, mulheres, idosos, jovens... uma infinidade de mistura cultural está ali diariamente para quem quizer ver. Ésó ficar parado por alguns instantes para perceber esse mundo reunido em um lugar.
Foi no dia 9/02/1855, que o Governo Imperial firmou contrato com o engenheiro inglês Edward Price para a construção da primeira seção da estrada de ferro que tinha como objetivo promover a integração do território brasileiro sobre trilhos.

Foi organizada a Companhia de Estrada de Ferro D. Pedro II, cujas obras iniciaram em 11/06/1855.


No dia 29/03/1858, foi inaugurada a seção que ligava a Estação Aclamação (no Rio de Janeiro) à Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Marapicu (atual Queimados), num total de 48,21 km.

Nessa época havia cinco estações: Campo (atual Central do Brasil), Engenho Novo, Cascadura (todas no Município da Corte), Maxambomba (atual Nova Iguaçu) e Queimados, na Província do Rio de Janeiro. Em 8/11 do mesmo ano, a estrada de ferro se estendeu até Belém (atual Japeri).
A Estrada de Ferro D. Pedro II teve seu nome alterado para o que conhecemos hoje como Estrada de Ferro Central do Brasil em 1889, quando ocorreu a Proclamação da República.

A história não pára aí, a expansão da Estrada de Ferro continuou e sua história é contada ainda hoje por esses tantos homens e mulheres que passam diariamente por lá...
 
Fonte: Wikipédia

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