sábado, 3 de dezembro de 2011

UM LUGAR ESPECIAL

Tudo começou com um projeto de aniversário...
Todo ano eu aproveito o meu aniversário para fazer uma mobilização e ajudar quem precisa. Ao invés de presentes para mim eu peço doações.

Esse ano o presenteado foi a Suipa.

Para quem não conhece, a Suipa é uma instituição sem fins lucrativos, e de utilidade pública. Além de abrigo para animais, a Suipa mantém em sua sede uma Assistência Veterinária, com preços populares, para que todas as pessoas possam cuidar de seus animais de estimação. A Suipa não sacrifica animais, promove a adoção dos animais recolhidos e depende exclusivamente da ajuda de voluntários para se manter funcionando.

O total arrecadado foi:
5 Kg de ração para cães                                                
2 Kg de ração para gatos                                               
2 latas de leite em pó Nan                                                             
1 Riodeine                                                         
4 mini mamadeiras                                                         
1 pacote de areia higiênic para gatos                                                         
10 potes plásticos (sorvete)                                                          
5 potes plásticos outros tamanhos                                                             
Muito jornal                                                        
Doações em dinheiro:R$ 280,00

Hoje, eu fui pessoalmente entregar tudo o que arrecadei.
Eu já conhecia a Suipa, tinha ido lá há alguns anos atrás e continua a mesma coisa. Local simples, muitas pessoas com seus animais aguardando atendimento veterinário, muitos animais (cães na maioria) e poucos funcionários correndo de um lado para o outro tentando dar atenção a todo mundo.

Não podia fotografar, mas eu consegui umas fotinhos escondido para poder divulgar aqui. Quando a gente vê a realidade, esta fica mais próxima.


O atendimento veterinário estava funcionando e eu me senti em um posto de saúde municipal, tinham muitos animais esperando atendimento. Muitos engessados ou com curativos, um pincher de fraldinha, outro com muito sangue atrás do pescoço. Os animais ficam no corredor de espera com seus donos ou responsáveis aguardando. Não sei quantos veterinários são, mas vi uma veterinária conversando com uma senhora sobre sua cadela. Acho que deve ser só ela mesmo que estava lá dando atendimento.

A maioria dos animais abrigados são cachorros de médio/grande porte. Pelo vi, a maioria vira-lara, adultos. Pude ver alguns funcionários da Suipa cuidando das gaiolas, trocando a água e retirando jornais. Gente, eles precisam de muiiiiitoooo jornal, que coisa, como tem bicho lá!

O coração ficou apertado alguns momentos. Alguns animais com sarna logo na entrada, com aquelas carinhas de: “e agora?”, “para onde vou?”, “com fico?”. Me comovi com um cão velho de 14 anos, todo marrom, cego dos dois olhos. Ele começou a latir logo quando entrei numa salinha na entrada, ficou me cheirando. Uns gatinhos fofos também, filhotinhos brancos, bem peludos e bem pequenos. Alguns filhotes de cães em tratamento também. Foitriste passar perto de um cão e ele se esquiva, ficar visivelmente com medo. Fiquei pensando no tanto que ele pode ter sofrido. E eu não ia fazer nada, mas ele devia sentir medo de todo mundo. Enfim, tem um pouco de tudo lá, só visitando mesmo. O que posso dizer é que é uma experiência única, de abrir o coração mesmo.

E eu saí de lá com um sentimento de que posso fazer mais sabe, um sentimento de que não acabou. Os animais não escolheram estar ali, não optaram, muitos foram abandonados, muitos nasceram nas ruas e foram resgatados. Precisamos ajudar. Os olhinhos deles nos olhando e latindo pede isso, pede um pouco de qualquer coisa que possamos oferecer.

Para continuar ajudando(eles precisam muito!):

Ajuda em depósito nas contas correntes da SUIPA que estão abaixo (R$5,00, R$10,00 ou qualquer quantia):

.Banco: Banco do Brasil 
Agência: 1211-4 
Conta Corrente: 404.815-6 

.Banco: Itau 
Agência: 0584 
Conta Corrente: 25.340-5

Ajuda em boleto ou cartão de crédito (qualquer valor):
Preencher o formulário no endereço:
http://www.suipa.org.br/index.asp?pg=doacoes.asp

Doações para serem entregues na própria Suipa (eles não possuem transporte para retirar as doações):
.Leite em pó NAN de 0 a 6 meses
.Pote de vidro com papinha salgada ( NUTRIBABY )
.Latinhas de 340 g, com pastas variadas para alimentar cães e gatos na fase infantil e na terceira idade
.Rações para adultos e filhotes(não pode ser vendida à varejo, tem que ser em pacote fechado)
.Mamadeira especial para animais recém-nascidos (Chuquinha)
.Jornais para forrar gaiolas e outros locais
.Areia granulada para a higiene de felinos
.Potes de plástico de margarinas (Para a colocação de água e de ração para animais nas gaiolas)
.Potes de plástico de sorvetes(Para a colocação de água e de ração para animais maiores em outros locais)

IMPORTANTE:
.Para adotar é preciso: identidade, CPF, comprovante de residência, aceitar a esterilização e ter muito amor!

O endereço da Suipa é:
Av. Dom Hélder Câmara, 1801 Benfica - Cep: 20.973-011    Rio de Janeiro – RJ
http://www.suipa.org.br/

Um comentário:

  1. Eu tenho TANTO orgulho de vc, sabe? E Deus sabia o que estava reservando pra mim. Essa mulher guerreira, cheia de força e de um coração maior que o peito.
    Parabéns por ser assim. Vamos ajudar mais? Tenho idéias, depois te conto :)

    ResponderExcluir