terça-feira, 20 de agosto de 2013

A MULTA PARA O LIXO

Hoje a Prefeitura do Rio começou a multar as pessoas que jogam lixo nas ruas. Eu particularmente gostaria muito que essa lei pegasse aqui no Rio, mas não sei, estou meio descrente com essa história. Muitas coisas começam bem, mas depois de um tempo, cessa a cobrança por parte dos órgãos públicos e cai no esquecimento.

Isso aconteceu com a Lei que implantou o vagão feminino em trens e metrô durante um determinado horário. No início muito se falou, tinham fiscais do Metrô e da Supervia cuidando para que as pessoas cumprissem o disposto na lei. Hoje em dia, ninguém respeita mais. Nem os próprios fiscais fiscalizam mais nada.

É preciso muito investimento em educação para que as mudanças aconteçam. Tenho pensado a respeito, pois estou fazendo uma outra pós em Educação e Tecnologia e tenho tido oportunidade de refletir sobre as mudanças de paradigmas na educação. Hoje em dia, a educação vai muito além da sala de aula ou do âmbito familiar. A internet aproximou as pessoas e contribuiu para o conhecimento fosse não somente compartilhado, mas também que qualquer pessoa do mundo colaborasse para que ele existisse. A educação a que me refiro é esse movimento complexo que refletirá nas escolhas do indivíduo em fazer ou não o certo, o que é esperado dele. Isso sem inibir sua criatividade, mas “cidadanizando” aqueles que são historicamente excluídos do sistema.
Vamos acompanhar como vai ser a prática dessa nova Lei. Eu torço para que dê certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário