sábado, 9 de abril de 2011

A PRAIA DO LEME

Tem lugares que você não dá importância por nada. Não é porque teve uma experiência ruim ou nada não, mas é só porque sei lá, não tem como explicar.

Hoje eu fui na praia do Leme, que eu nunca tinha me dado a a oportunidade de ir para ficar curtindo a praia mesmo. E para melhorar eu fui bem cedinho, com meu grande amigo Kleber. Aproveitamos a praia só para nós, o sol agradável e um ótimo papo, como sempre é. Gostei e quero voltar mais!

Ma e daí disso tudo né, o que tem no Leme?
Então, o bairro do Leme tem esse nome devido à Pedra do Leme que é contornada pelas praias da Urca e Botafogo. O formato da pedra, visto de cima, lembra o formato do leme de um navio. A praia do Leme fica à esquerda de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro.

No antigo Império, a área era de difícil acesso e era frequentada por poucas famílias a procura de passeios e piqueniques. Mas aos poucos foi despertando a atenção de mais pessoas até serem construídos os primeiros loteamentos no período de 1892 à 1894. Em 1906 aconteceu a inauguração do Túnel do Leme que levou a linha de bondes da época até o bairro. Nesse mesmo ano na orla do Leme e de Copacabana foi concluída a famosa Avenida Atlântica.

É nesse bairro que estava localizado o Hotel Meridien, atual IberoStar Copacabana, onde acontecia o espetáculo da cascata de fogos de artifício no Reveillon. A praia é muito frequentada principalmente pelos moradores, mas também costuma ser palco para vários eventos esportivos como a "Travessia dos Fortes".



Um comentário: