quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

A GESTÃO DE PESSOAS ONDE EU TRABALHO

Esse post nada mais é que um desabafo porque eu vejo há algum tempo que a Gestão de Pessoas não é como eu imaginei.

Eu imaginei uma gestão de pessoas para as pessoas, que servisse e realmente se preocupasse com seus funcionários. Eu imaginei uma gestão de pessoas que desejasse ver a satisfação de seus funcionários e que desse o exemplo às demais unidades da organização. Eu imaginei uma gestão de pessoas que pensasse em colocar as pessoas certas nos lugares certos, respeitando e tentando compreender o interesse de cada um, ajudando cada um a construir sua carreira. Eu imaginei uma gestão de pessoas que tratasse todas as pessoas como iguais, independente se é o Diretor ou um escriturário. Enfim, essa é a gestão de pessoas que eu imaginei.

Na verdade eu nunca vi isso. Eu vi Gerente se levantando para cumprimentar um Diretor e desviando o olhar quando um escriturário vinha em sua direção. Eu vi uma gestão de pessoas que não conversa e nem olha seus funcionários. Eu vi uma gestão de pessoas em que os gerentes se beneficiam dos privilégios de serem gerentes e cobram condutas diferentes de seus funcionários. Eu vi uma gestão de pessoas onde tinha guerra de egos. Eu vi uma gestão de pessoas que usa a ferramenta de avaliação de desempenho como forma de punição. Eu vi uma gestão de pessoas que burocratiza o serviço ao invés de facilitá-los para torná-los mais claros. Eu vi uma gestão de pessoas em que o funcionário precisa justificar o pedido de uma folga que a própria organização lhe dá direito sem ter que dar justificativa. Eu vi uma gestão de pessoas com discursos diferentes de ações. Eu vi uma gestão de pessoas que privilegia os funcionários que puxam o saco.

Essa é a gestão de pessoas que eu trabalho. Essa é a gestão de pessoas em que funcionários são rodiziados sem critérios, deixando dúvidas quanto à clareza do objetivo do rodízio, em que o gerente não te cumprimenta ou lhe dirige a palavra e que todo serviço é burocrático, toda comunicação é como manda o script enquanto as ações não seguem esse mesmo scricpt. Essa é a gestão de pessoas de uma organização muito grande que pretende se internacionalizar mas que segue os moldes tradicionais da administração de recursos humanos. Essa não é a gestão de pessoas que eu imaginei como ideal para trabalhar e tampouco a gestão de pessoas que estudei e me especializei.

E esse é meu desabafo. Ainda tenho emprego e não tenho do que reclamar. Mas eu também tenho pensamento, inteligência e sensibilidade e não posso deixar de criticar as coisas que vejo e que vivencio.

É isso. :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário