segunda-feira, 27 de agosto de 2012

DIA DO PSICÓLOGO

Recebi de uma prima querida a oração abaixo para o Dia dos Psicólogos e resolvi postar.

Hoje, dia 27 de agosto, é o dia do psicólogo e este ano completa 50 anos de regulamentação no Brasil.

A formação de psicólogo nos abre a mente para um modo diferente de ver o ser humano, mais complexo e mais profundo.
Cada indivíduo possui o seu lugar na história, cada pessoa possui seu campo de sentimentos e sensações, cada ser humano é único no universo. Como estudante de psicologia, há cerca de 10 anos atrás, eu ouvi de um professor de neurofisiologia, médico psiquiatra e neurocirurgião, que o psicólogo é como um médico também, mas de uma forma diferente e muito especial. Ele nos disse que admirava nosso trabalho pois ele, como neurocirurgião, operava a mente das pessoas através do corte enquanto que os psicólogos operavam a mente das pessoas sem necessidade de cortar e de uma forma muito mais profunda. Gostei dessa comparação e percebi ainda mais a responsabilidade de ser psicóloga. Muitas vezes somos julgados por isso também, como se ser psicóloga significasse não ter problemas também. Ora, é quase como dizer que um dentista não pode ter cárie. Mas na vida real isso acontece.
Nós psicólogos nos aventuramos em uma profissão linda, independente da área que atuamos, que nos faz crescer muito e a todo tempo também. Não somos perfeitos e nem temos a pretensão de ser, somos seres humanos como outros quaisquer, mas com uma vontade imensa de se doar ao outro e compreender seu mundo complexo.



"Oração dos Psicólogos

Senhor, Só Você conhece em profundidade a criatura humana

Só Você é verdadeiro psicólogo.


Contudo, Senhor, aceite-me como seu ajudante.


Ensine-me as técnicas, oriente-me para não errar,

E quando eu falhar - sei que isso acontecerá -venha depressa, Senhor,

sanar o mal que fiz.

Dê-me um entranhado amor e respeito pela criatura humana.

Não permite que a rotina, o cansaço torne-me frio e indiferente ao outro.

Dê-me bastante humildade para aceitar meus erros,

perdoa as ofensas e ajuda-me a atribuir os êxitos a Você.

Que no fim de cada dia, ao fazer minha revisão,

eu possa dizer em verdade:

Hoje fiz tudo quando dependeu de mim para ajudar ao meu irmão.


Obrigado."

Nenhum comentário:

Postar um comentário