sexta-feira, 24 de agosto de 2012

OPORTUNIDADES

Às vezes perdemos oportunidades simplesmente por pensar demais.

Hoje, enquanto eu me dirigia à uma loja da Cacau Show, um menino de rua me tocou e pediu para que eu comprasse as balas que ele vendia. "Não", eu disse, e entrei na loja. O menino ficou lá um tempo, na porta da loja. Eu não gosto de comprar bala de criança pois sinto como se estivesse incentivando o trabalho infantil. Para mim, criança precisa ter infância, brincar e estudar.

Escolhi o que queria e fui para o caixa pagar. Olhei a porta de entrada da loja e o menino ainda estava lá. Pensei por uns segundos e peguei mais uma trufa que daria para ele ao sair da loja. Acontece que depois que paguei reparei que o menino tinha sumido. Saí da loja e ainda o procurei. Nada.

A oportunidade havia sido perdida. Refleti que tinha perdido a oportunidade de ajudar. Talvez eu tivesse mesmo que ter comprado aquela bala. Aquilo era a necessidade dele, era o que ele precisava naquele momento, conseguir dinheiro, não chocolate.

Preciso entender as realidades. às vezes agir de uma forma politicamente correta não e a melhor opção. O menino pode passar fome, pode não ter o que comer. Talvez ele até frequente a escola e venda bala também. Talvez a mãe seja doente e talvez ele não tenha pai. Talvez ele seja o mais velho e tenha mais uma penca de irmãos menores. O dinheiro era tudo que podia ajudar aquela criança naquele momento. Pode ser também que ele fosse pegar o dinheiro e comprar cola, mas pode ser também que se não vendesse as balas todas ele apanhasse da mãe ou do pai.

:-(

Um comentário:

  1. Entender a realidade do outro para poder fazer o bem da forma que eles precisam, não como nós acreditamos ser certo ;)

    ResponderExcluir