sexta-feira, 14 de outubro de 2011

DESCARTE DE LIXO ELETRÔNICO

Achei a iniciativa bem bacana que resolvi reproduzir essa matéria aqui no Blog.
É interessante a iniciativa. tendo em vista a dificuldade que temos no descarte desse lixo eletrônico que produzimos cada vez com velocidade maior.

Muitas peças eletrônicas, por não terem destinação adequada, acabam sendo descartadas no lixo comum que se mistura com o lixo orgânico e que, quando depositado em lixões, contamina solo e ar. Eletrônicos em geral possuem componentes químicos muito tóxicos, tão prejudiciais, e às vezes até mais, que o gás metano liberado na decomposição do lixo. É preciso cuidado com a vida.


Estações de metrô do Rio terão pontos de coleta de lixo eletrônico

"Outubro será o mês do consumo sustentável, afirmou a diretora de Produção e Consumo Sustentáveis no Ministério do Meio Ambiente Laura Silvia Valente de Macedo. Uma das ações da campanha nacional será a instalação de pontos de coleta de resíduos eletroeletrônicos nas estações de metrô de quatro capitais: Rio, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília.

- Vamos lançar o "Mês do Consumo Sustentável", com ações simultâneas em várias capitais. Uma boa notícia é que as metas da campanha "Saco é um saco" (de incentivo à utilização de sacolas retornáveis nos mercados) estão sendo superadas: a redução de 30% de sacolas plásticas até 2013 já foi alcançada. Vamos buscar metas mais audaciosas."

Fonte: Blog Verde - De olho nessa tal de sustentabilidade: posts de Liana Melo e Emanuel Alencar - Blog Verde: O Globo



MetrôRio promove campanha de coleta de lixo eletroeletrônico

Ação acontece até o dia 26 de outubro no mezanino da Estação Carioca

"Para comemorar o Dia Nacional do Consumidor Consciente, celebrado em 15 de outubro, o MetrôRio terá uma ação de coleta de lixo eletroeletrônico que acontecerá desta quarta-feira (12/10) até o dia 26/10 no mezanino da estação Carioca. O posto de coleta receberá, sempre das 6h às 18h, TVs, monitores, computadores, acessórios, notebooks, videocassetes, aparelhos de som, câmeras fotográficas, filmadoras, telefones, celulares, eletrodomésticos, cabos, fitas, CDs e DVDs.

Todo o material recolhido será enviado para centrais de manufatura reversa. Inicialmente, são reaproveitados todos os materiais que possam retornar ao processo produtivo, reduzindo a necessidade de se extrair mais elementos da natureza. Esse processo traz benefícios na equação ambiental. O que não pode ser reaproveitado é descartado com segurança, em lugares próprios, preparados e autorizados para tal, evitando a contaminação.
A ação é promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e pela empresa Descarte Certo em parceria com o MetrôRio.

De acordo com a Descarte Certo, anualmente são consumidos mais de 120 milhões de eletroeletrônicos no País. Pelo menos 500 milhões de produtos encontram-se sem uso na casa dos brasileiros, que não sabem como descartar corretamente esses aparelhos. Destes produtos, vão vazar elementos como mercúrio, chumbo, fósforo e cádmio, que irão contaminar o ar ou os lençóis subterrâneos, responsáveis por mais de 90% da água que bebemos."



Fonte: MetrôRio promove campanha de coleta de lixo eletroeletrônico

2 comentários:

  1. E aqui? Onde enfio meu lixo eletronico?!!

    ResponderExcluir
  2. Em Sampa não sei agora, mas vez ou outra tem campanhas de arrecadação, qdo eu souber te falo.

    ResponderExcluir