segunda-feira, 10 de outubro de 2011

RESPONSABILIDADE X SUSTENTABILIDADE

Porque sustentabilidade está diretamente relacionado com responsabilidade. Se não se é responsável, não se é sustentável. E enquanto a gente viver na cultura do "deixa que o outro faz" ou da cultura "ninguém faz porque eu tenho que fazer?" vai ficar difícil mudar em pouco tempo uma situação que perdura por centenas de anos: a utilização do meio como fonte de consumo.

Hoje li uma coisa que me incomodou muito, não sei a fonte e não sei se o percentual é esse, mas vi uma matéria no Jornal O Globo que dizia que quase 80% do lixo domiciliar produzido no estado do Rio de Janeiro ainda tem destinação inadequada. Quase 80% do lixo que produzimos no estado é destinado a lixões a céu aberto enquanto a minoria vai para os aterros sanitários e uma parcela menor ainda é reciclada.

Uma cidade linda como o Rio de Janeiro e com o cartão postal que abre as portal para o país deveria ser o primeiro estado a dar o exemplo. Uma cidade que pretende sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas está vivendo um descaso enorme com as questões ambientais. Em destinação de resíduos, o Rio está atrás de Rio Grande do Sul, onde 70% do lixo produzido por dia vão para aterros sanitários, e de São Paulo, com índice superior a 50%. Não é à toa que recentemente também li que a cidade do Rio tem superado São Paulo nos níveis de poluíção.


É triste a realidade. Aterros sanitários infelizmente não compram votos. O pensamento coletivo dos grandes eventos nunca é atentar para o uso que fazemos do planeta. Os governos não incentiam, as pessoas que lutam por isso e levantam bandeiras, quando chegam num Rock in Rio da vida, por exemplo, se esquecem dos seus valores para se divertirem. A quantidade de lixo que foi produzida no Rock in Rio é absurda! E para inde vai tudo isso? E o lixo produzido na Parada Gay que aconteceu no domingo? Para onde foi tudo isso? Com certeza foi para um lugar bem longe. Achamos que as ruas ficaram limpas mas isso é doce ilusão. As ruas de Copacabana e a Barra da Tijuca podem ter ficado limpas mas outras ruas de lugares que hoje servem de lixões estão poluídos com tudo o que foi produzido lá.

Enquanto ninguém questiona ou cobra ação dos governantes, o ar está sendo poluído, a terra e a água estão sendo poluídas, alterações climáticas estão acontecendo em consequencia dos gases liberados pela decomposição do lixo orgânico, pessoas estão ficando doentes...

Será que ninguém pensa nessas coisas?

O Globo online: Cerca de 80% do lixo produzido em todo o estado ainda têm destinação inadequada


Nenhum comentário:

Postar um comentário