quinta-feira, 19 de abril de 2012

FLORESCENDO

Quando a gente planta uma sementinha, nós queremos ter uma planta grande, forte e bonita. Ninguém planta uma semente esperando ter uma planta pequena, feia e fraca. Quando essa semente começa a brotar e começamos a ver as primeiras folhinhas, elas ainda são fracas e pequenas. Mas mesmo vendo as pequenas e fracas folhinhas crescendo, ficamos contente porque ela está crescendo. Não a repudiamos, pelo contrário, desejamos que  ela cresça mais e mais e fique grande, forte e bonita, porque temos em mente que aquela sementinha é na verdade uma planta forte, que está em desenvolvimento.

Assim como fazemos com a pequena sementinha deveríamos fazer com nós mesmo. Quando estamos tentando mudar um comportamento de que não gostamos muito, no início, nós erramos, ficamos ansiosos, não dá certo. Não é a planta grande, forte e bonita ainda, é o brotinho pequeno, feinho e fraco. Mas a diferença é que, com a gente, nosso comportamento é exatamente o contrário do que temos com a pequena semente. Nós repudiamos a nós mesmos, desistimos, achamos que não vai dar certo, não temos paciência. Não insistimos em cultivar aquele pequeno brotinho para que ele cresça e vire a planta grande, forte e bonita.Não conseguimos enxergar em nós uma planta grande, forte e bonita quando ela ainda é um brotinho.

Se toda vez que alguém plantasse uma sementinha, desistisse e a arrancasse do solo quando visse um brotinho pequeno, fraco e feinho, não teríamos florestas e árvores enormes.

Cada tipo de semente tem o seu tempo. Existem sementes que demoram cerca de 100 anos para se tornarem árvores grandes, fortes e bonitas. Tem sementes que rapidamente crescem e já começam a dar sombras e frutos, ainda jovens.

Acho que cada tentativa nossa de ser alguém melhor é como uma semente. Mas cada pessoa é de um jeito diferente e cada pessoa cuida da sua semente de uma forma diferente. O tempo que cada semente vai demorar a crescer e se tornar uma planta gande, forte e bonita, vai depender dessas duas coisas, vai depender de nós mesmos.

2 comentários: