quarta-feira, 4 de abril de 2012

URUGUAI - MONTEVIDEO

Bom, esse é o primeiro post da minha semana de férias no Uruguai. Fiquei uma semana em Montevideo, fiz um "bate e volta" para Colonia del Sacramento e outro "bate e volta" para Punta del Este, mas nesse momento vou escrever sobra a capital. Tenho muuuitas coisas para escrever mas vou tentar resumir as coisas que mais gostei de lá.

Eu fiquei hospedada no Hostel El Viajero Downtown e gostei muito de lá. O lugar é uma graça, a decoração mistura coisas modernas e divertidas com coisas velhas. Os atendentes são bastante atenciosos e costumam ter festinhas a partir de quinta-feira para interação dos hóspedes. O lugar também é muito bom, fica a duas quadras da Av. 18 de Julho, uma das principais e que tem ônibus para tudo quanto é lugar, além de ser perto da Cidade Velha, principal ponto turístico da cidade.

Montevideo é uma cidade velha e para quem curte arquitetura é um belíssimo lugar. Acho que a única coisa nova e super moderna é o Aeroporto de Carrasco, que é lindíssimo e já enche os olhos de quem chega. Eu destacaria a Praça da Independência e seus arredores na Cidade Velha. O Palácio Salvo também é uma outra maravilha para se conhecer e tirar fotos, do seu exterior porque infelizmente ainda não é permitido visitação. O legal da cidade é que se anda facilmente de ônibus, muitos pontos turísticos são de grátis, inclusive a subida até o mirante que fica no 22º andar da Prefeitura. Visitei facilmente muitos lugares, com a ajuda de um mapa e do bom acolhimento das pessoas. Lá no Uruguai tem muita gente que fala português e isso facilita nos momentos de desespero rs. Conheci o Jardim Botânico, Museu Blanes, Jardim Japonês, Roseiral, Parque Rodó, Cidade Velha e caminhei pelas Ramblas.

Comi muitoooooo dulce de leche Lapataia e alfajores Negro!!! Delícia! E é claro que não só comi essas guloseimas, morri de tanto comprar nas feirinhas e nos Shoppings Três Cruzes e Montevideo.

Montevideo é um lugar cheio de história. O legal é visitar e, sempre que possível, conversar com as pessoas. Eu fiz muito isso nas lojas e nos restaurantes que fui. Isso é bacana porque dessa forma você pode conhecer um pouco mais dos hábitos das pessoas, da cultura e da história da cidade. O Museu Blanes por exemplo é um lugar interessantíssimo que traz muita coisa da história Uruguaia e, conversando com os guias, pude compreender muito e me apaixonar pela história desse país vizinho.

Um fato interessante é a admiração pelo General Artigas, o herói nacional, responsável pela Independência do Uruguai. Existem praças, ruas, avenidas e estátuas com homenagens ao General. Os Uruguaios possuem muito orgulho de seu país, também é comum ver bandeiras nas frentes dos principais prédios e pontos turísticos, muito mais do que vemos aqui no Brasil por exemplo, o que eu acho uma pena para os brasileiros. Esse nacionalismo que eles tem é uma coisa muito bonita e que eles transmitem para quem os visita. O acolhimento aos turistas é muito bom, são bastante atenciosos, se preocupam se você realmente entendeu as informações. Foi uma viagem muito boa e que valeu muito a pena.




Um comentário: