quinta-feira, 8 de novembro de 2012

IMPRESSIONISMO NO CCBB RJ


Cultura é uma coisa que nunca é demais.
Ontem fui ver pela segunda vez a exposição Impressionismo, Paris e a Modernidade. Já tinha visto no CCBB SP mas agora que veio para o Rio, tive o privilégio de ver novamente no CCBB RJ mas com a presença de um guia. Aprendi muito mais sobre Paris, sua história e sobre o Impressionismo. Esse movimento traz uma característica que sempre me chamou a atenção para as obras dos pintores: a quebra com o academicismo, a quebra de paradigmas e o se permitir um novo olhar sobre as coisas. Bastante ousado para a época esse rompimento com a pintura acadêmica e o uso das pinceladas mais soltas, sem os traços rígidos dos movimentos anteriores. O “brincar com o uso das cores” é uma característica bem marcante, pois dependendo da hora do dia, do momento que o sol reflete nas coisas, tem-se a impressão de cores diferentes, sombras diferentes, que permitem uma exploração muito maior do mesmo ambiente.
Algo interessante, e que eu não tinha atentado antes, é o uso do efeito da transparência nas pinturas. A transparência está retratada de diversas formas, seja através da neblina, através da água, fumaça ou tecidos transparentes. É algo que os pintores exploraram bastante naquele momento. Outra informação aprendida é sobre a exploração do movimento das coisas nas pinturas. O movimento aparece em pequenos detalhes, na figura de um relógio, em uma folha de um livro que não chegou a ser totalmente virada, na água, na fumaça, tudo isso dá a impressão de movimento e do instante em que a pintura foi feita. Uma última observação importante, que tem a ver com o rompimento com o existente até então, foi o fato dos pintores retratarem pessoas comuns e não só a burguesia da época. Em muitas pinturas pude observar pessoas trabalhando no campo, pessoas comuns pelas cidades e por diversos lugares.
Essa exposição ainda está organizada por salas que contam uma trajetória da pintura impressionista e da cidade de Paris e da vida das pessoas. Nossa, bom demais!
Tudo bem que tem ficado uma fila danada de gente para ver a exposição, mas vale a pena. As salas são grandes e entram muitas pessoas a cada vez, a fila não está demorando muito.
O CCBB RIO abre de terça à domingo no horário normal de 09 às 21hsJá teve um “viradão” em um final de semana de outubro e nos dias 17 e 18 de novembro acontecerá outro. O Centro Cultural ficará aberto de sábado à domingo à noite permanecendo assim por toda a madrugada! Mais uma chance de aproveitar. :-)
Mais sobre a exposição AQUI




Nenhum comentário:

Postar um comentário