quarta-feira, 21 de novembro de 2012

ZUMBI DOS PALMARES


Ontem foi comemorado o dia da consciência Negra. Esse dia foi estabelecido por ser o possível dia da morte de Zumbi dos Palmares. Historicamente esse é dia é muito importante, pois Zumbi foi um grande líder negro e um grande representante da raça contra a escravidão e a submissão à coroa portuguesa.
Eu acho que esse dia era para ser não mais um feriado e dia para descansar, mas um dia importante para reflexão e comemoração de todas as conquistas alcançadas pelos negros para se igualarem em direitos aos demais. Penso muitas coisas sobre esse dia. Primeiro, percebo que os próprios negros não sabem quem foi Zumbi ou mal se lembram que dia 20 de novembro é comemorado o dia da consciência negra. Por outro lado, acho que não só os negros deveriam se lembrar e conhecer essa história, mas todos, pois eu acho que todos, com suas diferenças individuais, juntos, formam um só povo.
Sim, eu sofro bullying quando digo que acho que todos deveriam ser tratados igualmente e terem as mesmas oportunidades. Eu acho, por exemplo, um absurdo o sistema de cotas para negros nas universidades. Não existe escola pública primária para todos? Então porque não existe universidade pública para todos? Se não tem para todos, então eu acho que todos deveriam ter educação de qualidade suficiente para passar no vestibular de medicina na UFRJ, por exemplo.
Enfim, direitos e deveres são coisas muitos questionáveis e de várias opiniões. Ainda mais nesse nosso país de tanta diversidade e desigualdade. Mas, voltando ao ponto inicial, o feriado de Zumbi não deveria ser só mais um feriado.
Ouvi um colega comentando hoje que os próprios negros não valorizam esse dia. Em uma determinada comemoração na cidade do Rio (ouvi comentários) tinham um grupo pequeno jogando capoeira, umas duas passistas de escola de samba e mais uma meia dúzia de negros. Ué, achei que grande parte do Rio de Janeiro fosse formada por negros e descendentes! Onde estavam todos?
A conquista de um deveria ser a conquista de todos quando se pensa em uma nação. A vitória de um deveria ser a vitória para todos. E o feriado de Zumbi deveria ser um evento de grande comemoração e não apenas um dia livre para ir à praia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário