segunda-feira, 26 de novembro de 2012

SAÚDE PÚBLICA


A saúde não anda bem há muito tempo no nosso país, fato. Mas uma coisa que antigamente era restrita apenas à saúde pública, agora já é bastante comum na saúde privada também. A demora para se conseguir atendimento, seja em emergência seja em consulta marcada.
Se você liga para um médico tentando marcar uma consulta com certeza só vai conseguir horário uns 15 dias depois, no mínimo! Isso se for convênio. Se você disser que é particular eles te encaixam em um horário no dia seguinte. Ter convênio médico hoje em dia já não é mais um grande diferencial quando se trata do assunto “tempo de espera para um atendimento”. Na emergência de um hospital particular, em que você chega e apresenta sua identidade e carteirinha do convênio, você fica pelo menos uma hora esperando ser chamado. Agora eles inventaram a tal da “triagem”, em que você é pré-atendido por um enfermeiro. Acho que isso disfarça o tempo que você fica esperando para ser atendido.
No início de novembro tentei marcar uma nutricionista para mim. Liguei para várias e não conseguia nenhum horário para as próximas semanas. O melhor que eu consegui foi uma consulta para o dia 28/12! E eu espero que ela não desmarque senão terei que esperar quase dois meses novamente para conseguir ser atendida.
É vergonhoso o que se passa no Brasil com relação à saúde. O pior, não há muito o que fazer. Reclamar? Com quem? Adianta? A mobilização de uma pessoa só não vai mudar nada. Tem países que se uma coisa está ruim, o país inteiro se mobiliza, vai para a frente do governo, quebra tudo ou ficam todos pelados. Rapidinho resolvem. Tem países que não deixam mole para essas coisas não. Nós, os brasileiros, já somos diferentes. Estamos acomodados há tantas décadas que as coisas erradas acabaram se tornando normais, então ninguém faz nada mesmo. Eu escuto: “ah, é assim mesmo”. É assim mesmo?! Esse é o padrão?
Me revolto por essas coisas e gostaria que mais pessoas se revoltassem com isso também. Eu gostaria que o país inteiro parasse, que o país inteiro ficasse pelado nas ruas e não trabalhasse. Duvido que não fariam alguma coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário